quarta-feira, 27 de abril de 2011

Novo Uniforme...



PM ESTUDA MUDANÇA DE UNIFORME DO BOPE PARA OPERAÇÕES DIURNAS

Similar ao uniforme dos fuzileiros navais americanos, vestimenta teria tecnologia de camuflagem digitalizada

Um novo uniforme está em estudo para ser usado pelo Batalhão de Operações Especiais (Bope) em ações policiais diurnas em áreas de risco. A vestimenta também será usada pelas demais unidades especiais da Polícia Militar. Similar ao uniforme dos fuzileiros navais americanos, a sugestão - baseada no projeto final do subcomandante do Bope, tenente-coronel, Fábio Souza, para o Curso Superior de Polícia – apresenta características como menor absorção e retenção de calor, além de uma padronagem digitalizada que dificulta a interface com o olho humano. A proposta está sendo analisada pela Comissão de Uniformes da Polícia Militar.

- O uniforme sugerido tem algumas características importantes como a mimetização do ambiente e a questão do calor. A cor preta absorve a luz solar, não refletindo os raios e com isso há retenção de calor. Em meu trabalho destaco que o uniforme preto do Bope acaba causando desidratação. Este fator conjugado aos cerca de 25 quilos de equipamentos transportados piora a situação. Já a camuflagem digitalizada produz uma espécie de disfarce, de ilusão de ótica. Portanto, a intenção do estudo é indicar a alteração do uniforme para operações diurnas. O uniforme preto continuaria sendo usado em operações noturnas – explicou Souza.

Tecido de algodão e poliamida na mesma proporção

O tecido sugerido para ser utilizado pelo Bope em operações diurnas em áreas de risco é composto por 50% de algodão e 50% de poliamida. O material já é usado em uniformes das tropas americanas no Iraque e no Afeganistão.

- Ele dura duas vezes mais, é mais confortável, é retardador de chamas, em caso de incêndio, e seca mais rápido se comparado a tecidos puros de algodão ou compostos de algodão e poliéster.

Pesquisa

Segundo o subcomandante do Bope, tenente-coronel, Fábio Souza, autor do estudo ‘Desempenho Operacional do Uniforme de Combate Digitalizado nas Áreas de Risco do Rio de Janeiro’, componentes do Grupo de Atiradores de Precisão do Bope participaram de teste na comunidade Tavares Bastos, em Laranjeiras, para verificar três tipos de uniformes. A simulação indicou o camuflado digitalizado como sendo o de melhor resultado operacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário