sexta-feira, 20 de maio de 2011

O Que È a Liberdade de Expressão...

A liberdade de expressão é o direito de manifestar livremente opiniões,idéias e pensamentos e também é a base da democracia. Em regimes totalitários por exemplo, essa liberdade não existe. Já nos regimes mascarados de democracia, a liberdade de expressão é segregada, ou seja, é livre para certas parcelas da sociedade e a outras duramente negada.
O Primeiro artigo da Constituição brasileira diz :"A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito .... " e também o caput do artigo 5º " Todos são iguais perante a lei", e ainda o inciso IV do mesmo artigo " é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" Sendo assim, somos regidos pela Sra Democracia e temos o direito a falar o que pensamos. Será que isso se concretiza ? Nem é necessário eu responder tal pergunta. Quem já sofreu as (IN) devidas punições por apenas expressar o que realmente pensava ou por apenas pedir para ser tratado de maneira igual perante aos seus iguais, sabe muito bem a resposta de tal pergunta.
È sempre assim: a sociedade é um verdadeiro baile de mascaras, tem-se de todos os tipos e tamanhos e são usadas em cada situação meticulosamente escolhida para não causar mal impressão ou mais um desempregado no mercado.
Esta cada vez mais raro as pessoas verdadeiras e espontâneas,mas estas assustam. O modo de pensar da maioria das pessoas é uma xerox midiática ridícula; respostas prontas para não magoar, e ainda pior , se calar por medo de falar, medo da medida retaliativa que certamente terá.
Vivemos regidos pela hipocracia, onde o que reina é a hipocrisia, e quem foge dessa regra é duramente punido. A jornalista Salete Lemos é um exemplo desse estado hipocráticode direito, ela foi demitida por justa causa da TV Cultura por falar a verdade ,exprimir o que realmente pensava, porém a verdade foi como um punhal no ouvido de seu algoz poderoso.
A arma do poderoso é o próprio poder, o qual usa a sua vontade, e quando a verdade o irrita usa sua poderosa arma da pior maneira possível.
No meio policial o cerceamento a liberdade de expressão é comum, policiais sendo alvo de Processo Administrativo Disciplinar por simplesmente exercer um direito constitucional. O Coronel da PMRJ Ronaldo Antônio que foi preso por transgressão disciplinar apenas por dizer a verdade e o Ex-Inspetor da PCSP Roger Franchini que foi indiciado por prevaricação apenas por emitir uma opinião à um artigo que o luciano hulk publicou em um jornal online,esses são grandes exemplos da falta de entendimento de alguns comandantes do significado de Livre Manifestação do pensamento.
Até quando isso vai durar, só perguntando ao nobre deus.


A Constituição brasileira é linda, pena que para uma maioria não passa de papel tinturado.

È como uma parte da musica They don't really care about usdo Finado Michael Jackson (RIP) :

All I wanna say is that
(Tudo que quero dizer é que)
They don't really care about us
(Eles realmente não ligam para nós)

Tell me what has become of my rights
(Diga-me o que os meus direitos tem se tornado)
Am I invisible 'cause you ignore me
(Eu sou invisível porque vc me ignora?)
Your proclamation promised me free libertynow
(Sua Constituição me prometeu uma livre liberdade , agora)
I'm tired of beinthe victim of shame
(Estou cansado de ser vitima da vergonha)
They're throwin' me in a class with a bad name
(Eles estão me jogando numa classe com nome ruim)
can't believe this is the land from which I came
(Não posso acreditar que essa é a terra de onde eu vim)
You know I really do hate to say it
(Você sabe que eu realmente odeio dizer isso)
The government don't wanna see
(O governo não quer ver!)


Calar ou não calar? eis a questão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário